1 Samuel 12 VIVA
1 SAMUEL FALOU novamente ao povo: "Vejam, " disse ele, "fiz conforme vocês pediram. Dei-lhes um rei.
2 Escolhi esse homem, passando para trás meus próprios filhos, e agora aqui estou, velho e de cabelos brancos; sou homem que estive a serviço do público, desde meus tempos de rapaz.
3 Agora me digam, enquanto estou diante do Senhor e diante do rei ungido de Deus - De quem furtei um boi ou um jumento? Alguma vez dei prejuízo a alguém? Alguma vez oprimi alguém? De quem recebi dinheiro para fazer o que não era certo? Digam-me, e corrigirei qualquer erro que eu tenha cometido. "
4 "Não", responderam eles, "você nunca deu prejuízo a nenhum de nós, nem nos oprimiu de qualquer maneira, e nunca recebeu dinheiro algum para favorecer uma pessoa e prejudicar outra. "
5 "O Senhor e o rei ungido de Deus são minhas testemunhas", declarou Samuel, "de que vocês não podem me acusar de qualquer roubo. " "Sim, é a pura verdade, " responderam.
6 Testemunha disso é o Senhor, que escolheu a Moisés e Aarão, " continuou Samuel. "Foi Ele quem tirou os seus pais da terra do Egito.
7 "Agora fiquem aqui em silêncio perante o Senhor, enquanto vou lembrar todas as boas coisas que Ele fez para defender a causa de vocês e de seus pais.
8 "Quando os israelitas estavam no Egito e clamaram ao Senhor, Ele enviou Moisés e Aarão para os trazerem a esta terra.
9 Mas logo eles se esqueceram do Senhor seu Deus, e assim Ele permitiu que fossem conquistados por Sísera, comandante do exército do rei Hazor, pelos filisteus e pelo rei de Moabe.
10 "Eles então clamaram novamente ao Senhor e confessaram que haviam pecado quando se apartaram dEle e adoraram as imagens de Baal e de Astarote. E prometeram: 'Adoraremos ao Senhor e ao Senhor somente, se nos livrar dos nossos inimigos'.
11 Então o Senhor enviou a Gideão, a Baraque, a Jefté e a Samuel para livrar vocês, e vocês viverem em segurança.
12 "Mas quando vocês ficaram com medo de Naás, rei de Amom, aí me procuraram e disseram que desejavam um rei para reinar sobre vocês. Porém o Senhor já era Rei de vocês, pois Ele sempre foi o seu Rei.
13 Pois bem, aqui está o rei que vocês escolheram. Olhem bem para ele. Vocês o pediram, e o Senhor respondeu ao pedido que fizeram.
14 "Se vocês respeitarem e adorarem ao Senhor e obedecerem aos seus mandamentos e não se rebelaram contra o Senhor, e se tanto vocês como o seu rei seguirem ao Senhor seu Deus, então tudo irá bem.
15 Mas se vocês se rebelarem contra os mandamentos do Senhor e não quiserem atender ao que Ele diz, então a mão do Senhor será tão pesada sobre vocês, como foi sobre seus pais.
16 "Agora vejam enquanto o Senhor faz grandes milagres.
17 Vocês sabem que não chove nesta época do ano, durante a colheita do trigo; vou orar para que o Senhor envie trovões e chuva hoje, de maneira que vocês reconheçam até que ponto chegou a maldade de vocês ao pedirem um rei! "
18 Então Samuel pediu ao Senhor, e o Senhor mandou trovões e chuva; e todo o povo ficou com muito medo do Senhor, e de Samuel.
19 "Ore a nosso favor para que não morramos! " eles clamaram a Samuel. "Porque agora acrescentamos a todos os nossos pecados, mais este de pedir para nós um rei. "
20 "Não fiquem amedrontados", disse Samuel ao povo. "Certamente vocês erraram, mas agora adorem ao Senhor com verdadeiro entusiasmo, e nunca mais virem as costas para Ele.
21 Os outros deuses não podem ajudar vocês; não têm nenhum valor.
22 O Senhor não abandonará o seu povo escolhido, pois isso seria uma desonra para o seu poderoso nome. Ele fez de vocês uma nação especial para Ele - simplesmente porque Ele quis!
23 "Quanto a mim, longe de mim esteja que eu cometa pecado contra o Senhor, deixando de orar em favor de vocês; continuarei a ensinar a vocês tudo quanto for bom e direito.
24 "Confiem no Senhor, e adorem a Ele com sinceridade; pensem nas grandes coisas que Ele fez por vocês.
25 Mas se continuarem a pecar, vocês e o seu rei serão destruídos. "