1 Samuel 9 VIVA

1 QUIS ERA UM homem rico e de grande influência; ele era da tribo de Benjamim. Quis era filho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afia.

2 Ele tinha um filho por nome Saul, o moço mais vistoso em Israel. Dos ombros para cima, era mais alto do que qualquer outro homem naquele pais!

3 Um dia, os jumentos de Quis se perderam, e então ele mandou Saul e um empregado à procura dos animais.

4 Estes andaram por toda a região das montanhas de Efraim, pela terra de Salisa, depois foram à região de Saalim, percorreram toda a terra de Benjamim, e não encontraram os animais em parte alguma.

5 Finalmente, depois de procurar na terra de Zufe, Saul disse ao empregado: "Vamos voltar para casa; a estas horas meu pai estará mais preocupado com nós dois do que com os jumentos! "

6 Porém o empregado disse: "Acabo de pensar numa coisa! Nesta cidade mora um profeta; todo o povo daqui tem muita consideração por ele, porque tudo quanto ele diz acontece; vamos ver se o encontramos, e talvez ele nos diga onde estão os animais que procuramos. "

7 "Mas não temos nada com que pagar esse homem", respondeu Saul. "Até mesmo o nosso alimento se acabou, e não temos nada para dar a ele. "

8 "Bem", disse o criado, "eu tenho aqui alguma prata. Pelo menos podemos oferecer esse dinheiro a ele, e ver se ele nos mostra o caminho! "

9 ( Naqueles dias os profetas eram chamados videntes. "Vamos perguntar ao vidente", diziam as pessoas, em vez de dizerem "Vamos perguntar ao profeta", como agora se diz. )

10 "Está bem", concordou Saul, "vamos tentar! " E assim foram para a cidade onde morava o profeta.

11 Quando subiam uma colina em direção à cidade, viram algumas moças que saíam para tirar água. Então perguntaram a elas se sabiam se o vidente estava na cidade.

12 "Sim", responderam as moças; "continuem por esta estrada. Ele mora logo depois que se entra na cidade. E acaba de voltar de uma viagem, para tomar parte num sacrifício público no alto da montanha.

13 Por isso andem ligeiro, pois é provável que esteja de saída, quando vocês chegarem lá; os convidados não podem comer, enquanto o vidente não chega e abençoa o alimento. "

14 E assim foram eles para a cidade, e quando entravam pela porta, viram Samuel que saía na direção deles e se dirigia para o lugar do culto.

15 No dia anterior, o Senhor tinha dito a Samuel:

16 "A manhã, a estas horas, vou enviar a você um homem da terra de Benjamim. Você deve derramar óleo sobre a cabeça dele, como sinal de que ele dirigirá o meu povo. Esse homem livrará o meu povo das mãos dos filisteus, pois estou cuidando do meu povo, e vou atender ao seu clamor. "

17 Quando Samuel viu a Saul, o Senhor disse: "Esse é o homem sobre o qual lhe falei! Ele governará o meu povo. "

18 Nesse instante, Saul se aproximou de Samuel e perguntou: "pode me dizer, por favor, onde é a casa do vidente? "

19 "Eu sou o vidente! " respondeu Samuel. "Suba até ao lugar de culto adiante de mim e comeremos juntos; pela manhã eu lhe direi o que você deseja saber, e indicarei o caminho a seguir.

20 E não se preocupe com os jumentos que se perderam há três dias, porque já foram encontrados. De qualquer maneira, você agora possui toda a riqueza de Israel! "

21 "Mas, senhor", respondeu Saul. "Sou da tribo de Benjamim, a menor das tribos de Israel, e minha família é a menos importante de todas as famílias da tribo! O senhor deve estar enganado a meu respeito! "

22 Então Samuel levou a Saul e seu empregado para a grande sala e os fez assentar à cabeceira da mesa, dando-lhes lugar de honra, acima dos trinta convidados especiais.

23 Samuel ordenou ao cozinheiro-chefe, que trouxesse a Saul o melhor pedaço de carne, aquele pedaço que tinha sido preparado para o convidado de honra.

24 Então o cozinheiro-chefe trouxe o pedaço de carne e o colocou diante de Saul. "Vamos, coma", disse Samuel, "pois eu estava guardando esse pedaço para você, antes mesmo de haver convidado esses outros!' Assim Saul comeu na companhia de Samuel.

25 Terminada a festa, voltaram para a cidade; Samuel levou Saul para uma varanda construída sobre o teto da casa, e ali conversaram por algum tempo.

26 Ao amanhecer do dia seguinte, Samuel chamou Saul: "Levante-se; já é hora de você partir! " Saul levantou-se e Samuel o acompanhou até à saída da cidade.

27 Ao chegarem aos muros da cidade, Samuel disse a Saul que mandasse o seu empregado passar na frente, e então disse a Saul: "Recebi do Senhor um recado especial para você".