2 Reis 16 VIVA

1 NOVO REI DE Judá: Acaz. Nome do pai: Jotão. Idade: 20 anos. Duração do reinado: 16 anos, em Jerusalém. Aspecto geral do seu reinado: mau. Reinava em Israel nesse tempo: Peca ( filho de Remalias ), no ano 17 do seu reinado.

2 Acaz não seguiu ao Senhor conforme seu pai Davi;

3 Acaz foi tão mau quanto os reis de Israel. Chegou ao ponto de matar seu próprio filho, oferecendo-o como sacrifício queimado aos deuses falsos, seguindo o costume das nações ao redor de Judá - aquelas nações que o Senhor destruiu quando o povo de Israel entrou na terra.

4 Além disso ele sacrificava e queimava incenso nas capelinhas de imagens que havia nos montes, e nos numerosos altares existentes debaixo das grandes árvores.

5 Então Rezim, rei da Síria e Peca ( filho de Remalias ), rei de Israel, declararam guerra a Acaz e cercaram Jerusalém; porém não a conquistaram.

6 Contudo, naquele tempo, Rezim, rei da Síria retomou a cidade de Elate para a Síria; tirou de lá os judeus e mandou sírios para morar nessa cidade, e até hoje eles moram lá.

7 O rei Acaz mandou um mensageiro a Tiglate- Pileser, rei da Assíria, pedindo o auxilio desse rei na luta contra os exércitos da Siri a e de IsraeL.

8 Acaz pegou a prata e o ouro do templo e dos cofres reais, e mandou como pagamento ao rei da Assíria.

9 Diante disso os assirios atacaram Damasco, a capital da Síria. Levaram embora a população da cidade como escravos para morar em Quir, e mataram Rezim, rei da Síria.

10 Então o rei Acaz foi a Damasco a fim de encontrar-se com o rei Tiglate-Pileser; enquanto estava ali, viu um altar fora do comum no templo dos deuses daquela cidade. Ele anotou as medidas do altar, fez uma planta e a enviou ao sacerdote Urias com uma descrição detalhada.

11 Urias construiu um altar igual àquele de Damasco, seguindo as instruções recebidas. Deixou tudo preparado para o rei.

12 Quando Acaz voltou de Damasco, inaugurou o altar, oferecendo sacrifícios.

13 O rei apresentou um sacrifício queimado e uma oferta de cereais, despejou sobre ele uma oferta de bebida, e espalhou sobre ele o sangue das ofertas de paz.

14 Depois retirou o altar de bronze da frente do templo ( esse altar estava entre a entrada do templo e o novo altar ), e o colocou ao lado norte do novo altar,

15 Acaz deu instruções ao sacerdote Urias para usar o novo altar para os sacrifícios queimados de manhã, a oferta de cereais da tarde, os sacrifícios queimados e a oferta de cereais do rei, assim como as ofertas do povo, inclusive as ofertas de bebida feitas pelo povo. O sangue dos sacrifícios queimados e dos outros sacrifícios também tinha de ser espalhado sobre o novo altar. Assim, o antigo altar só era usado para os casos de adivinhação. "O altar de bronze", disse o rei, "será apenas para meu uso pessoal. "

16 O sacerdote Urias fez conforme o rei Acaz lhe ordenou.

17 Depois o rei desmanchou os painéis dos suportes que estavam no templo, retirou as travessas e as pias de água que estavam por cima, retirou o tanque grande que se apoiava nos lombos dos bois de bronze e o colocou num pavimento de pedra.

18 Em atenção ao rei da Assíria, ele retirou também o corredor para os Dias de Festa que havia construído entre o palácio e o templo.

19 O restante da história do reinado de Acaz está registrado na História dos Reis de Judá.

20 Morreu Acaz e foi sepultado no cemitério real, na parte de Jerusalém conhecida como cidade de Davi. E seu filho Ezequias passou a ser o novo rei.