2 Reis 2 VIVA
1 ESTAVA CHEGANDO a hora de Elias ser levado ao céu por meio de um redemoinho.
2 Então ele disse ao seu companheiro Eliseu: "Fique você aqui em Gilgal, porque o Senhor me mandou ir a Betel". Ao que Eliseu respondeu: "Em nome do Senhor Deus, não deixarei você ir só. De qualquer maneira, vou com você". E assim seguiram juntos para Betel.
3 Ao chegarem lá, os jovens profetas que estudavam no seminário de Betel vieram ao encontro de Eliseu e lhe perguntaram: "Eliseu, você sabia que Deus vai levar hoje o seu companheiro Elias para o céu? Você vai ficar só! " "Eu já sei disso, " respondeu Eliseu; "não é preciso falar mais nesse assunto. "
4 Então Elias falou a Eliseu: "Fique aqui em Betel; o Senhor me mandou ir a Jericó. " E de novo Eliseu respondeu: "Pelo nome do Senhor Deus, não deixarei você ir só. De qualquer maneira, vou com você. " E assim foram juntos até Jericó.
5 Então, também os estudantes do seminário de Jericó vieram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: "Eliseu, você sabe que hoje o seu companheiro Elias será levado ao céu, e que o Senhor o elevará por cima da sua cabeça? " "É claro que sei, " respondeu Eliseu; "não se fala mais nesse assunto! "
6 E Elias tornou a falar a Eliseu: "Eliseu, fique aqui em Jericó; o Senhor me mandou ir até o rio Jordão". "Ah, Elias", respondeu Eliseu, "ainda torno a repetir: vou com você; de maneira alguma deixarei você ir só. "
7 E assim foram juntos e pararam ao lado do rio Jordão, enquanto cinqüenta dos jovens profetas acompanharam os dois até certa distância, e depois ficaram olhando de longe.
8 Elias, tomando o seu manto, bateu com ele nas águas do rio Jordão, e elas se separaram, formando um caminho por onde os dois passaram, atravessando o rio Jordão a seco.
9 Quando chegaram à outra margem do rio, Elias disse a Eliseu: "Que darei a você antes de partir? Diga alguma coisa que você deseja". Eliseu respondeu: "Gostaria de ser profeta. Quero, pois, que fique comigo o dom de profecia que você tem, mas quero em dobro. "
10 "Você me fez um pedido difícil, Eliseu, " disse Elias; "entretanto, se você presenciar a minha partida para o céu, o seu desejo será atendido; caso contrário, nada receberá. "
11 Eles continuaram a andar, e iam conversando. Mas, de repente, um carro de fogo, com cavalos de fogo surgiu no meio deles e separou os dois; Eliseu, admirado, viu quando Elias era levado ao céu num redemoinho!
12 Eliseu vendo isso, gritou: "Meu pai! Meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros! " E olhando para o céu não viu mais nada; tudo havia desaparecido. Rasgou então as suas vestes,
13 e tomando o manto de Elias, voltou até à margem do rio.
14 Lá chegando, bateu nas águas com o manto, e gritou: "Onde está o Senhor Deus de Elias? " E de novo as águas se separaram, formando um caminho por onde Eliseu passou em seco para a outra margem!
15 Quando os jovens profetas de Jericó, que olhavam de longe, viram o que aconteceu, exclamaram: "O espírito de Elias ficou com Eliseu! " e vindo ao encontro de Eliseu, curvaram as cabeças e respeitosamente o cumprimentaram.
16 Depois disseram: "Eliseu, temos aqui cinqüenta homens valentes. Eles podem procurar Elias nas montanhas e nas florestas. Quem sabe se o Espírito do Senhor o levou e deixou em algum lugar? Esses homens valentes irão à procura dele. " "Não", respondeu Eliseu; "não façam isso. "
17 Mas os homens pediram, e tornaram a pedir a Eliseu que os deixasse ir. Eliseu, diante de tanta insistência, não teve outro jeito senão deixar que fossem. E os cinqüenta homens procuraram por Elias durante três dias, sem resultado.
18 Eliseu ainda estava em Jericó quando os homens voltaram. Então disse: "Eu não falei a vocês que não fossem? Eu sabia! "
19 Ainda em Jericó um grupo formado das autoridades locais foi procurar Eliseu para que ele resolvesse um problema. "Eliseu, " disseram eles, "temos um problema. Nossa cidade, como vê, é bonita e está muito bem localizada; porém suas águas não prestam; as mulheres que bebem dessas águas sempre abortam. "
20 "Bem", respondeu Eliseu, "tragam-me um prato novo cheio de sal. " Eles fizeram depressa o que Eliseu mandou.
21 Eliseu, tomando o prato de sal, foi até ao poço que dava água para a cidade, e ali despejou o sal, dizendo: "O Senhor purificou estas águas; as águas da cidade não mais trarão morte, nem provocarão aborto".
22 E que maravilha! As águas se tornaram puras, conforme as palavras de Eliseu! E assim ficaram para sempre.
23 Eliseu saiu de Jericó e foi para Betel. Na estrada encontrou-se com alguns meninos da cidade, que começaram a zombar dele, gritando: "Olha o careca! Olha o careca! "
24 Eliseu, olhando para trás, amaldiçoou os meninos em nome do Senhor. Imediatamente, duas ursas ferozes saíram do bosque e mataram quarenta e dois desses rapazinhos.
25 Dali Eliseu foi para o monte Carmelo, e, por fim, voltou para Samaria.