2 Reis 22 VIVA
1 NOVO REI DE Judá: Josias. Sua idade no início do reinado: 8 anos. Duração do reinado: 31 anos, em Jerusalém. Nome da mãe: Jedida ( filha de Adaías, de Bozcate ).
2 Aspecto geral do reinado: bom; pois ele seguiu os passos de seu pai Davi, obedecendo ao Senhor em tudo.
3 No ano dezoito do seu reinado, o rei Josias mandou seu secretário Safã, filho de Azalias e neto de Mesulão ao templo
4 a fim de dar estas instruções a Hilquias, o sumo sacerdote: "Recolha o dinheiro dado aos sacerdotes à porta do templo quando o povo vem para adorar.
5 Dê esse dinheiro aos dirigentes da construção, de maneira que eles possam contratar
6 carpinteiros e pedreiros para fazerem os consertos no templo, e comprar madeira e pedra".
7 Os dirigentes da construção não eram obrigados a fazer o registro das despesas e prestar contas, porque eram homens honestos.
8 Um dia o sumo sacerdote Hilquias foi ver Safã, o secretário do rei, e exclamou: "Descobri um livro no templo, e esse livro contém as Leis de Deus! " O livro foi entregue a Safã para ler.
9 Quando Safã relatou ao rei acerca do andamento das obras de conserto do templo,
10 ele também mencionou o livro que Hilquias encontrou. Então Safã leu o livro para o rei.
11 Quando o rei ouviu o que estava escrito no livro, ficou tão apavorado que rasgou as suas roupas.
12 Mandou que o sumo sacerdote Hilquias, e Safã, e Asaías, ajudante do rei, e Aicão ( filho de Safã ), e Acbor ( filho de Micaías )
13 perguntassem ao Senhor: "O que devo fazer? Porque não estamos seguindo as instruções deste livro; o Senhor deve estar muito zangado com todos nós, porque nem nós, nem os nossos pais que já morreram temos obedecido às ordens de Deus. "
14 Então o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram ao bairro de Jerusalém conhecido como Cidade Baixa procurar a profetisa Hulda. Ela era mulher de Salum - filho de Ticvá e neto de Harás; - Salum era o encarregado do vestiário.
15 Ela deu a eles esta mensagem que veio do Senhor Deus de Israel: "Digam ao homem que enviou vocês a Mim,
16 que vou destruir esta cidade e seu povo, assim como declarei naquele livro que ele leu.
17 Porque o povo de Judá Me abandonou, adorou a outros deuses e Me deixou muito zangado; e o meu furor contra esse povo não pode parar.
18 Mas porque o rei ficou triste, preocupado, e se humilhou perante o Senhor quando leu o livro e as advertências de que esta terra seria amaldiçoada e ficaria desamparada, e porque ele rasgou as suas vestes e chorou diante de Mim, Eu ouvirei a oração que ele fez.
19 Verso contido no anterior
20 A morte desta nação não virá antes da morte do rei - ele não verá o mal que vou trazer sobre este lugar. " Então levaram a mensagem ao rei.