2 Samuel 21 VIVA
1 HOUVE UMA GRANDE fome por todo o reino de Davi durante três anos seguidos. Davi orou muito ao Senhor pedindo solução para esse problema. Então o Senhor lhe disse: "O período de fome caiu sobre o seu reino por causa do crime cometido por Saul e sua família. Eles mataram os gibeonitas; houve muito sangue derramado".
2 Assim Davi convocou os gibeonitas. Eles não faziam parte do povo de Israel, porém era o povo que havia restado da nação dos amorreus. Israel havia feito um acordo para poupar esse povo; Saul, porém, devido a um exagerado zelo patriótico, procurou destruir os gibeonitas.
3 Davi perguntou aos gibeonitas: "Que farei por vocês para compensar o mal que vocês receberam de Saul? Que faremos para que vocês se juntem a nós e orem também ao Senhor do céu para que nos dê a sua bênção? "
4 "Bem, dinheiro da família de Saul não nos interessa", disseram os gibeonitas; "e também não nos cabe matar qualquer israelita para que sejamos vingados. " "Que farei, então? " perguntou Davi. "Por favor, digam-me; o que vocês me pedirem, eu farei. "
5 "Bem, " responderam eles, "dê-nos sete dos filhos de Saul; queremos os filhos do homem que tudo fez para nos destruir e eliminar de todo o território de Israel. Nós os enforcaremos diante do Senhor, em Gibeá, a cidade do rei Saul. " "Muito bem", disse o rei; "farei o que pedem. "
6 Verso contido no anterior
7 Davi poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, por causa de um juramento religioso feito entre ele Davi, e Jônatas, filho de Saul.
8 Porém entregou aos gibeonitas os dois filhos de Rispa, Armoni e Mefibosete ( Rispa era filha de Aiá, uma das esposas de Saul; portanto, Armoni e Mefibosete eram netos de Saul ). Também entregou mais outros cinco netos de Saul, filhos de sua filha Merabe e seu esposo Adriel.
9 Os homens de Gibeom levaram os sete netos de Saul para a montanha, e lá, diante do Senhor, foram todos enforcados. Isso se deu justamente no começo da colheita, de cevada.
10 Rispa, a mãe de dois dos enforcados, forrou uma rocha com pano de saco, e ali se assentou durante a época da colheita para guardar os corpos dos seus filhos, evitando assim que as aves de rapina os devorassem durante o dia, e os animais selvagens durante a noite.
11 Quando Davi soube da atitude de Rispa,
12 providenciou para que os ossos dos enforcados fossem transportados para a sepultura de Quis, pai de Saul. Ao mesmo tempo mandou uma ordem aos homens de Jabes-Gileade para trazerem a ele também os ossos de Saul e de Jônatas, Os homens de Jabes-Gileade haviam roubado os corpos de Saul e de Jônatas da praça pública em Bete-Seã onde os filisteus os expuseram depois de mortos na batalha do monte Gilboa.
13 Seus ossos então foram reunidos na mesma sepultura da sua família por ordem de Davi. E então Deus ouviu e atendeu as orações do seu povo, e o período de fome terminou.
14 Verso contido no anterior
15 Uma vez quando os filisteus faziam guerra contra Israel, Davi saiu com seus. homens para defender-se deles. A luta era tão intensa que Davi começou a perder as forças, de tão cansado.
16 Então surgiu diante dele Isbi-Benobe, um gigante que usava um novo tipo de armadura e com uma lança de bronze que só a ponta pesava mais de cinco quilos. Esse gigante atacou a Davi procurando matá-lo.
17 Mas Abisai, filho de Zeruia, veio em seu auxílio e matou o gigante filisteu. Por isso os homens de Davi disseram a ele: "O senhor não sairá mais conosco para lutar! Não queremos pôr em risco a vida do rei; não queremos que se apague a lâmpada de Israel! "
18 Mais tarde, houve novamente guerra com os filisteus em Gobe; nessa ocasião Sibecai, o husatita, matou a Safe, outro dos gigantes.
19 Em outra ocasião, nesse mesmo lugar, Elanã matou a outro gigante, que era irmão de Golias, homem de Gate; este gigante trazia na mão uma lança que tinha um cabo como o eixo de tecelão!
20 De outra vez ainda, quando os filisteus e Israel estavam guerreando em Gate, um gigante com seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé
21 desafiou os homens de Israel. Então Jônatas, filho de Siméia, irmão de Davi, matou esse gigante.
22 Esses quatro gigantes que foram mortos pelos homens do exército de Davi, eram da tribo de gigantes em Gate.