Amós 1 VIVA

1 AMÓS ERA UM pastor que vivia na vila de Tecoa. Diariamente ele se sentava pelas colinas vigiando seus animais, para não perderem.

2 Certo dia, numa visão, Deus contou a ele algumas das coisas que iriam acontecer à sua nação, Israel. Isso aconteceu quando Uzias era rei de Judá e Jeroboão ( filho de Joás ) era rei de Israel, dois anos antes de acontecer o terremoto. Aqui está o registro do que Amós viu e ouviu: O Senhor rugiu, como um leão feroz ruge em sua cova, do seu templo no Monte Sião. E, de repente, os pastos verdes do Monte Carmelo ficaram murchos e secos e todos os pastores choraram.

3 O Senhor diz: "O povo de Damasco peca sem parar e Eu não vou esquecer isso. Não deixarei que fiquem sem castigo por mais tempo. Eles feriram o meu povo em Gileade, como se mói o cereal, com barras de ferro.

4 Por isso, Eu porei fogo no palácio do rei Hazael e destruirei a poderosa fortaleza de Ben-Hadade.

5 Arrancarei as barras de ferro que trancavam os portões de Damasco e matarei seus habitantes até as planícies de Áven. O povo da Síria voltará a Quira como escravo. O Senhor falou.

6 O Senhor diz: "Gaza peca sem parar e Eu não vou esquecer isso. Eu não a deixarei sem castigo por mais tempo. Ela enviou meu povo para longe, vendendo-o como escravo a Edom.

7 Por isso, incendiarei os muros de Gaza e todas as suas fortalezas serão destruídas.

8 Matarei os habitantes de Asdode, destruirei Ecrom e o rei de Ascalom; não vai sobrar nenhum filisteu. O Senhor Deus falou.

9 O Senhor diz: "O povo de Tiro peca sem parar e Eu não vou esquecer isso. Não deixarei que fiquem sem castigo por mais tempo. Eles violaram o tratado com seu irmão, Israel; atacaram e conquistaram terras dos judeus, que venderam como escravos a Edom.

10 Por isso, queimarei as muralhas de Tiro e incendiarei completamente todas as suas fortalezas e todos os seus palácios.

11 O Senhor diz: "O povo de Edom peca sem parar e Eu não esquecerei isso. Eu não o deixarei sem castigo por mais tempo. Ele perseguiu a seu irmão, Israel, com a espada na mão; e não teve misericórdia, cheio de uma raiva que jamais diminuía.

12 Por isso, porei fogo em Temã e esse fogo se estenderá até queimar as fortalezas de Bozra.

13 O Senhor diz: "Os moradores de Amom pecam sem parar e eu não esquecerei isso. Não os deixarei sem castigo por mais tempo porque em suas guerras feitas em Gileade, para aumentar seu território, eles fizeram muitas crueldades, matando à espada mulheres grávidas e seus futuros filhos.

14 Por causa disso incendiarei as muralhas de Rabá e queimarei até os alicerces as suas fortalezas e os seus palácios. Haverá gritos furiosos de combate, como o barulho do vento da tempestade.

15 O rei e os príncipes de Amom irão juntos para longe. O Senhor falou.