Amós 8 VIVA
1 DEPOIS DISSO, O Senhor Deus me mostrou, numa visão, um cesto cheio de frutos maduros.
2 O que você está vendo, Amós? " perguntou. Eu respondi: "Um cesto cheio de frutos maduros". Aí o Senhor me disse: "Esses frutos representam o meu povo, Israel, maduro para receber o castigo.
3 Os alegres hinos do templo se transformarão em choro. Haverá cadáveres espalhados por toda parte. Os mortos serão levados para fora da cidade sem cerimônia de enterro, silenciosamente. O Senhor falou.
4 Escutem, comerciantes! Vocês roubam os pobres e destroem os necessitados!
5 Vocês esperam ansiosamente o fim dos feriados religiosos para abrirem as lojas e começarem a roubar novamente, usando balanças falsas e medidas erradas!
6 Vocês escravizam o pobre, comprando-o por causa de uma dívida pequena de uma moeda de prata ou um par de sapatos! Vocês vendem aos pobres trigo estragado!
7 O Senhor, o Orgulho de Israel, jurou: "Não me esquecerei dessas obras más!
8 A terra tremerá, esperando o castigo! Todos chorarão e ficarão de luto. A terra se levantará como o rio Nilo na época das enchentes, será agitada e afundará, como baixam as águas do rio Nilo.
9 Nesse tempo Eu farei o sol se pôr ao meio-dia e escurecerei a terra durante o dia!
10 Transformarei as festas em enterros e as alegres cantigas em gritos de desespero. Vocês se vestirão de luto e rasparão a cabeça em sinal de tristeza, como se o seu único filho tivesse morrido! Aquele dia será amargo, muito amargo!
11 Está chegando o tempo, diz o Senhor Deus, em que Eu farei vir fome à terra. E não será fome de pão ou água, mas fome de ouvir a Palavra do Senhor!
12 Os homens andarão toda a terra, de mar a mar, procurando a Palavra do Senhor, buscando, correndo aqui e ali, mas não a encontrarão.
13 Belas jovens e rapazes fortes cairão de cansaço, morrendo de sede da Palavra de Deus.
14 Os que adoram os ídolos de Samaria, Dã e Berseba, e juram por eles, cairão e nunca mais se levantarão.