Eclesiastes 5 VIVA

1 QUANDO VOCÊ ENTRAR no templo de Deus, abra bem os ouvidos

2 e feche bem a boca! Não seja tolo a ponto de pensar que fazer promessas apressadas a Deus não é pecado. Ele está lá no céu e você cá em baixo, na terra; por isso, fale bem pouco.

3 Quando uma pessoa trabalha muito, tem muitos sonhos quando dorme; quem é tolo, fala demais e diz muitas bobagens.

4 Por isso, quando você conversar com Deus e fizer uma promessa, não se demore em cumprir o que prometeu, porque Deus não se agrada dos tolos. Cumpra sempre as promessas que fez a Deus.

5 É muito melhor não prometer e fazer alguma coisa do que prometer e depois não cumprir.

6 Quando isso acontece, a sua boca fez você pecar. Não tente se defender, dizendo ao mensageiro de Deus que foi um engano fazer aquela promessa. Isso deixaria Deus muito zangado e Ele poderia até destruir tudo o que você conseguiu ajuntar.

7 Ficar apenas sonhando em vez de trabalhar é tolice, e quem fala demais acaba estragando sua vida. Em vez de viver assim, respeite e obedeça a Deus.

8 Se em algum lugar você vir o rico explorando o pobre, e o roubo em vez da justiça, não se espante! Cada autoridade tem alguém mais importante acima dele, e esses também têm chefes e superiores. Por isso os casos ficam perdidos no meio da papelada.

9 E acima de toda essa gente está o rei. Ah, como é bom um rei que se dedica a seu país! Só ele pode pôr ordem numa confusão assim.

10 A pessoa que ama o dinheiro nunca tem o suficiente. É a velha tolice de pensar que dinheiro traz felicidade!

11 Quanto mais se tem, mais se gasta, a ponto de não sobrar quase nada. Qual é, então, a vantagem da riqueza - a não ser ver o dinheiro fugir rapidamente de nossas mãos?

12 O homem que se esforça em seu trabalho, dorme bem, quer coma pouco ou muito. Mas o rico, fica sempre preocupado e não consegue dormir direito.

13 Há ainda um outro problema sério; que eu vi em muitos lugares;

14 dinheiro aplicado em maus negócios que acabam com a herança que devia ficar para os filhos.

15 O homem que se mete em muitos negócios, logo volta à estaca zero, sem um tostão.

16 Isso, como já disse, é um problema sério, porque todo o trabalho que ele teve deu em nada. Trabalhou à toa, o seu lucro sumiu completamente.

17 Vai viver como um infeliz para o resto da vida - desanimado, doente e aborrecido.

18 Pelo menos uma coisa boa há em tudo isso: é o homem comer e beber bem, aceitar o seu lugar na vida e aproveitar tudo o que conseguir com o seu trabalho, enquanto Deus o deixa viver.

19 É claro que também é muito bom se o homem recebeu riquezas do Senhor, e tem boa saúde para aproveitar. Aceitar o seu destino e aproveitar aquilo que ganha – isso é sem dúvida um presente de Deus.

20 A pessoa que fizer isso não precisará olhar para trás, arrependido da vida, porque Deus lhe deu alegria.