Ester 3 VIVA

1 LOGO DEPOIS DISTO o rei Assuero nomeou Hamã, filho de Hamedata, o agagita, como o homem que ocupava o lugar mais importante. Ele era o oficial mais poderoso no reino, abaixo do rei.

2 Agora todos os oficiais do rei se curvavam diante de Hamã com muita reverência sempre que ele passava por eles, pois esta era a ordem do rei. Porém Mordecai não quis saber de se curvar.

3 "Por que você não obedece à ordem do rei? " perguntavam os outros todos os dias;

4 mas ele continuava desobedecendo. Por fim, eles falaram com Hamã a respeito do caso, para ver se Mordecai não ia ser castigado pelo fato de ser judeu, pois este foi o motivo que Mordecai apresentou para não obedecer à ordem do rei.

5 Hamã ficou furioso,

6 mas resolveu não prender somente Mordecai. Ele pretendia castigar todo o povo de Mordecai, os judeus, e destruir todos eles em todo o reino de Assuero.

7 Para determinar qual o tempo mais apropriado para a destruição dos judeus, foi tirada sorte por meio de dados. Isto aconteceu no mês de abril, quando já fazia doze anos que Assuero era rei, e a data indicada foi fevereiro do ano seguinte, depois de jogar os dados para representar cada dia de cada mês.

8 Então Hamã foi falar com o rei sobre o assunto. "Existe uma certa raça de gente espalhada por todas as províncias do reino de Vossa Majestade, " começou ele, "e as leis dessa gente são diferentes das leis de qualquer outra nação. Eles não querem saber de obedecer às leis do rei. Portanto, não é conveniente que o rei deixe esse povo viver”.

9 “Se for do agrado de nossa majestade, faça uma lei para que eles sejam destruídos, e eu pagarei 2. 488 quilos de ouro ao tesouro real para cobrir as despesas com a execução dessa gente”.

10 O rei aceitou a proposta, e confirmou a decisão retirando do dedo o seu anel e dando esse anel a Hamã, dizendo:

11 "Guarde o dinheiro, mas continue com o seu plano e faça como bem quiser com essa gente - o que você achar melhor”.

12 Duas ou três semanas mais tarde, Hamã chamou os secretários do rei e disse a eles quais eram as palavras que deviam escrever nas cartas aos oficiais, governadores e príncipes de todo o império. Para cada província as cartas eram escritas na língua que o povo da província falava; as cartas estavam assinadas em nome do rei Assuero e carimbadas com o anel do rei.

13 Então elas foram enviadas por mensageiros a todas as províncias do império, e determinavam que os judeus moços e velhos, mulheres e crianças, deviam ser eliminados no dia 28 de fevereiro do ano seguinte, e as propriedades deles seriam dadas aos homens que cumprissem essa determinação.

14 A carta dizia: "Uma cópia desta ordem deve ser anunciada como lei em cada província, e todo o povo da província deve conhecer esta ordem, de maneira que todos estejam prontos para cumprir o seu dever no dia marcado”.

15 A ordem foi enviada pelos mensageiros mais rápidos do rei, tendo sido anunciada primeiro na cidade de Susã. Depois o rei e Hamã se sentaram para beber, enquanto a cidade estava numa confusão tremenda.