Isaías 2 VIVA

1 ESTA FOI OUTRA mensagem que Isaías recebeu, num sonho, sobre o futuro de Judá e de Jerusalém:

2 Nos últimos dias da história, Jerusalém e o Templo do Senhor serão o centro das atenções de todo o mundo. Gente de todas as partes do mundo virá a Jerusalém para adorar ao Senhor.

3 O comentário geral entre os povos vai ser o seguinte: "Vamos ao monte do Senhor, ao Templo do Deus de Israel. Lá Ele está ensinando Suas leis; vamos aprender e obedecer essas leis". Naquela época, o mundo inteiro vai ser dirigido pelas leis de Deus e a capital será Jerusalém.

4 Os grandes problemas internacionais serão resolvidos pelo Senhor; todas as armas das nações serão transformadas em ferramentas úteis, pás, arados, e enxadas. Nunca mais se falará de guerra, não haverá mais quartéis ou escolas militares.

5 Venham israelitas, vamos andar na luz do Senhor, obedecendo às Suas leis!

6 O Senhor deixou o povo de Israel de lado porque eles seguiram os maus costumes do Oriente, a magia negra e a adivinhação, como também fizeram os filisteus.

7 Israel tem grandes riquezas, muito ouro e prata sem limite; o país tem muitos cavalos e carros mais do que se pode contar.

8 E os ídolos! Há ídolos por toda a parte. Os judeus estão adorando imagens que eles mesmos fizeram!

9 O resultado disso é que o povo perde a sua dignidade, o homem perde o seu valor. Deus não pode perdoar esse pecado.

10 Vamos, arrastem-se para dentro das cavernas! Escondam-se na terra, com medo da glória e do poder do Senhor,

11 porque está chegando o dia em que todo o seu orgulho cairá por terra; nesse dia só o Senhor será exaltado.

12 Naquele dia o Senhor do Universo castigará os orgulhosos e arrogantes. Ele vai humilhar todos esses homens que se exaltam, vai esfregá-los no pó!

13 Nesse dia até as grandes árvores altas, os cedros do Líbano e os carvalhos de Basã, vão se curvar.

14 Vai ser um dia de humilhação para as grandes montanhas, e as colinas,

15 para as grandes torres e fortalezas,

16 para os navios comerciais e os belos objetos que eles transportam porque tudo isso vai ser destruído diante do Senhor naquele dia.

17 Todas as coisas de que a humanidade tanto se orgulha perderão seu valor; o orgulho do homem vai ser reduzido a zero, e somente o Senhor será honrado.

18 Os ídolos serão completamente destruídos.

19 Quando o Senhor se levantar de seu trono para julgar a terra, os homens, cheios de medo, se arrastarão para dentro das cavernas e buracos para se esconder da tremenda glória da sua majestade.

20 Finalmente, naquele dia, os homens jogarão fora seus ídolos, suas imagens de ouro e prata que fizeram para adorar, deixando tudo isso para os morcegos e toupeiras

21 e se espremerão dentro das cavernas e grutas para fugirem, apavorados, do Senhor e da glória da sua majestade, quando Ele se levantar do seu trono para castigar seus inimigos.

22 Por isso ninguém deve confiar no homem! Ele não é nada; não tem valor algum.