Isaías 23 VIVA
1 ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Tiro: Chorem! Chorem navios de Társis, porque Tiro foi destruída. Não sobrou nem uma casa, nem um cais para os navios atracarem. Os boatos que vocês ouviram em Chipre eram verdadeiros!
2 Há um silêncio de morte por todo o litoral. A cidade que e ficou rica com o comércio dos navios de Sidom,
3 a cidade que era o mercado do mundo, para onde vinham os cereais e os tecidos do Egito, está completamente silenciosa.
4 Sidom, você que é a fortaleza do mar, deve sentir uma enorme vergonha. Tiro, sua bela filha, já não existe mais!
5 Quando essa noticia chegar ao Egito, haverá grande tristeza naquele país.
6 Moradores de Tiro, fujam para Társis! Chorem ao deixar sua terra!
7 Vejam o que aconteceu com sua grande cidade! Vejam o destino de Tiro, cidade alegre, cidade antiga que fundou novas cidades, muito longe do seu país. Acabou como um monte de ruínas.
8 Quem foi que provocou a destruição de Tiro, a cidade que construiu outros reinos e era a rainha do comércio?
9 O Senhor do Universo planejou tudo isso para acabar com o seu orgulho e mostrar como Ele despreza o que os homens consideram mais importante.
10 Agora vocês, povos que Tiro dominava, estão livres para viver como quiserem.
11 O Senhor estendeu a sua mão sobre o mar, sacudiu estes reinos de beira-mar; Ele mandou destruir as fortalezas de Tiro.
12 Ele diz: "Tiro, filha de Sidoma, esta foi a primeira vez que você foi atacada. Você nunca mais será uma cidade alegre e poderosa como antes. Mesmo que você fuja para Chipre, não conseguirá viver em paz. "
13 Quem vai destruir os palácios de Tiro será Babilônia, e não a Assíria. Eles vão cercar a cidade e reduzir Tiro a um monte de ruínas.
14 Chorem, chorem navios que cortam os mares, porque o seu porto de origem foi destruído!
15 Depois disso, Tiro ficará esquecida por setenta anos. Quando um novo rei estiver reinando, ela será reconstruída.
16 Como uma prostituta que ficou muito tempo longe de seus amantes, e volta cantando pelas ruas para que todos se lembrem dela, Tiro vai recuperar seus antigos aliados.
17 Sim, depois de setenta anos, o Senhor fará a cidade de Tiro renascer. Ela voltará a fazer o que fazia antes, enriquecendo com o comércio desonesto.
18 Mas vai chegar o dia em que todo o seu lucro será entregue ao Senhor. As riquezas de Tiro não serão guardadas em bancos; serão dadas ao povo de Deus para terem boa comida e roupas finas.