Jeremias 40 VIVA

1 JEREMIAS FOI LEVADO junto com outros moradores de Jerusalém para Ramá, onde ficaram presos antes de ir para a Babilônia. Lá, Nebuzaradã, o chefe da guarda, encontrou o profeta e o libertou.

2 Nabuzaradã chamou Jeremias e lhe disse: "O Senhor, o seu Deus, fez acontecer toda essa destruição em Judá, tal como havia falado.

3 Isso aconteceu por que vocês pecaram contra o Senhor e não obedeceram suas ordens. Sim, foi por isso que houve toda essa destruição!

4 Agora eu vou lhe devolver a liberdade. Você está livre para fazer o que quiser; se preferir ir comigo para a Babilônia, está bem, eu tomarei conta de você. Se preferir ficar por aqui mesmo, está bem. Você pode ir para qualquer lugar do mundo; basta escolher e ir viver lá.

5 Jeremias demorou a decidir e Nebuzaradã acabou decidindo por ele. Vá procurar Gedalias, filho de Aicão. Ele foi escolhido pelo rei Nabucodonosor como governador das cidades de Judá. Viva entre o povo, como um homem comum, obedecendo a Gedalias. Mas a escolha é sua; faça o que achar melhor. Então Nebuzaradã deu a Jeremias um pouco de alimento, algum dinheiro, e ele partiu.

6 Foi para onde estava vivendo Gedalias, filho de Aicão, a cidade de Mispa. Ficou vivendo entre o povo que tinha ficado em Judá.

7 Quando os líderes dos grupos de soldados espalhados pelo interior de Judá, souberam que o rei da Babilônia tinha nomeado Gedalias para governar a terra e cuidar dos pobres, homens, mulheres e crianças, e souberam que nem todo o povo tinha sido levado para a Babilônia,

8 foram a Mispa procurar Gedalias: estes eram os líderes, Ismael, filho de Netanias, Joanã e Jônatas, filhos de Careá, Seraías, filho de Tanumete, os filhos de Efai, natural de Nefotá, e Jenaias, filho de um sírio de Maaca. Vieram e trouxeram os seus soldados.

9 Gedalias garantiu que era mais seguro render-se ao rei da Babilônia do que tentar lutar contra os caldeus. "Fiquem conosco e sirvam ao rei da Babilônia, " disse ele, porque assim vocês viverão em paz e sem preocupações.

10 Eu ficarei aqui em Mispa; quando o rei mandar supervisores para examinar minha administração apresentarei um pedido em favor de vocês. Mas é preciso que vocês escolham cidades onde morar, colham as uvas, os figos, as azeitonas para fazer azeite, e ajuntem bem toda a colheita.

11 Os judeus que haviam fugido para as terras de Moabe, Amom e Edom, ouviram que havia ficado um resto de povo na terra de Judá. Também ficaram sabendo que havia um governador escolhido pelo rei da Babilônia, Gedalias, filho de Aicão e neto de Safã.

12 Por causa disso, resolveram todos voltar para Judá, de todas as terras para onde tinham fugido. Apresentaram-se a Gedalias, em Mispa, tomaram posse de campos e fazendas e colheram muitas uvas e frutas de verão.

13 Algum tempo depois, Joanã, filho de Careá, e os outros líderes de soldados vieram procurar Gedalias em Mispa e disseram:

14 "Tome cuidado porque Baalis, rei dos amonitas, contratou Ismael, filho de Netanias, para matar você". Gedalias, no entanto, não quis acreditar.

15 Então Joanã procurou Gedalias em particular e propôs o seguinte: "Olhe, que tal eu ir sozinho, sem ninguém saber, e matar Ismael? Imagine o que aconteceria se ele matasse você, Gedalias! Esse resto de povo que ficou, os judeus que voltaram de outras terras, seriam novamente espalhados! Ficariam como um rebanho sem pastor! "

16 Mas Gedalias respondeu: "Joanã, você está proibido de fazer isso! Você está espalhando mentiras sobre Ismael! "