Jeremias 7 VIVA

1 O SENHOR ENTREGOU esta mensagem a Jeremias:

2 Vá até à porta do Templo e faça este aviso ao povo: Povo de Judá, ouça esta mensagem do Senhor! Escutem, todos vocês que vêm adorar aqui!

3 O Senhor do Universo, o Deus de Israel, diz o seguinte: Apesar de todos os seus pecados, se vocês abandonarem seus maus caminhos, Eu deixarei que vocês vivam em sua própria terra.

4 Não se deixem levar pelas mentiras de quem diz: "O Templo do Senhor está aqui em Jerusalém; nossa cidade nunca será destruída. "

5 Vocês só poderão continuar vivendo aqui se deixarem de lado seus maus pensamentos e suas maldades, se procurarem ser honestos e sinceros com os outros;

6 se pararem de explorar os estrangeiros, os órfãos e as viúvas, se não oferecerem mais seus filhinhos como ofertas aos ídolos; e deixarem de adorar falsos deuses como fazem hoje, para sua própria desgraça.

7 Então, Eu permitirei que vocês continuem vivendo nesta terra, a terra que dei aos seus antigos parentes para sempre.

8 Não confiem em mentiras! Não pensem que ficarão livres de sofrimento pelo simples fato do templo estar aqui em Jerusalém.

9 Afinal de contas, vocês pensam que podem roubar e matar, mentir e cometer adultério à vontade, adorar a Baal e outros deuses que vocês nem conhecem,

10 e depois aparecer no meu templo, cantando "Deus nos salvará! " - para depois voltar diretamente às mesmas maldades?

11 Vocês pensam que o meu templo é um esconderijo de ladrões? Eu vejo muito bem tudo o que está acontecendo, diz o Senhor.

12 Vão até Siló, a primeira cidade onde o povo de Israel Me adorou; vejam o que Eu fiz com ela, por causa da grande maldade do meu povo, Israel!

13 E agora, farei o mesmo aqui, por causa dos terríveis pecados que vocês cometem. E não foi por falta de aviso, porque todos os dias, desde o nascer do sol, Eu falei e avisei, mas vocês não quiseram Me escutar; chamei muitas vezes, mas vocês não responderam.

14 Eu vou destruir este templo, que é conhecido como "O Templo do Senhor"; por causa dele, vocês pensam que estão seguros, mas Eu vou destruir o templo e Jerusalém - a cidade que dei a seus antigos parentes - exatamente como destruí Siló.

15 Quanto a vocês, Eu os mandarei para uma terra distante, como escravos, exatamente como fiz com seus irmãos, o povo de Efraim.

16 Por isso, Jeremias, não faça orações a favor deste povo. Não chore por causa dele, nem Me incomode com pedidos de ajuda, porque Eu não ouvirei uma palavra sequer.

17 Será que você não enxerga o que esse povo anda fazendo nas cidades de Judá e pelas ruas de Jerusalém?

18 Não é sem razão que a minha ira é tão grande! Veja as crianças apanhando lenha, os pais acendendo o fogo e as mulheres amassando a farinha para fazer bolos! Depois oferecem esses bolos à "Rainha do Céu" e outros deuses.

19 E você pensa que é a Mim que eles estão oferecendo? Não! Estão prejudicando a si mesmos, estão procurando a sua própria desgraça.

20 Por isso, o Senhor promete: Vou derramar sobre Jerusalém a minha ira e o meu furor - sobre os homens, os animais e as plantas. Tudo será destruído, com fogo que não se apaga.

21 O Senhor do Universo, o Deus de Israel, diz: Chega de ofertas queimadas e sacrifícios! Eles nada valem para Mim; aproveitem toda essa carne como alimento.

22 Quando Eu tirei seus pais do Egito, não eram sacrifícios e ofertas queimadas que eu desejava deles.

23 A minha ordem foi a seguinte: Obedeçam a Mim, e Eu serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo; façam o que Eu mando, e tudo correrá bem!

24 Mas eles nem quiseram saber disso; preferiram fazer sua própria vontade, continuar com seus maus costumes e agir baseados em seu coração pecador e rebelde. Andaram para trás, em vez de ir para a frente.

25 Desde o dia em que seus pais saíram do Egito, até hoje, Eu venho mandando os meus profetas, diariamente.

26 Mas nem eles, nem vocês quiseram escutar as minhas palavras ou obedecer a minha Lei. E vocês foram mais teimosos e desobedientes que seus pais.

27 Você, Jeremias, deve anunciar ao povo de Judá tudo o que Eu vou fazer com eles. Mas não espere que dêem atenção às suas palavras. Anuncie em alta voz o que vai acontecer, mas saiba desde já que ninguém vai se importar.

28 Diga a essa gente: Vocês são o povo que recusa obedecer ao Senhor, o seu Deus. Judá é a nação que, mesmo sendo castigada, não aprende a verdade e se afunda cada vez mais na mentira.

29 Ah, Jerusalém, corte seus lindos cabelos! Raspe e cabeça, envergonhada! Vá chorar sua desgraça no alto dos montes porque o Senhor já rejeitou e abandonou este povo, que vai ser o alvo da sua ira.

30 O povo de Judá pecou sem parar bem à minha frente, diz o Senhor. Puseram suas imagens horríveis no meu templo, poluindo a minha casa.

31 Construíram um altar chamado Tofete no Vale do filho de Hinom. Sobre ele, queimam seus filhos e filhas, ainda bebês, como sacrifícios aos seus deuses - uma maldade tão horrível que Eu nem sequer poderia imaginar, quanto mais ordenar que eles fizessem!

32 Mas está chegando o dia em que aquele lugar não será mais chamado "Tofete" ou "Vale do filho de Hinom"; o seu nome será "O Vale da Matança". Tanta gente vai morrer, que os corpos serão jogados aos montes no lugar onde está o altar chamado "Tofete".

33 Os corpos mortos do meu povo servirão de comida às aves e aos animais; ninguém vai escapar para espantá-las de cima dos cadáveres.

34 Farei sumir das cidades de Judá e das ruas de Jerusalém as cantigas alegres e o riso; farei desaparecer a conversa feliz dos recém-casados, e a terra se tornará um monte de ruínas vazias!