Jonas 4 VIVA

1 ESTA MUDANÇA NOS planos deixou Jonas muito aborrecido.

2 Ele reclamou com o Senhor por causa disso: "Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia fazer, meu Deus, quando eu ainda estava na minha terra e o Senhor me disse, pela primeira vez, que viesse até aqui. Foi por isso que fugi para Társis. Eu sabia que o Senhor é um Deus bondoso, que gosta de perdoar, que demora a perder a paciência e é cheio de amor. Eu sabia que Deus mostra misericórdia a Nínive os seus planos de destruir esse povo seriam facilmente modificados.

3 Por favor, Senhor, mate-me. Eu prefiro estar morto a viver, porque nada do que eu disse vai acontecer.

4 Então o Senhor perguntou a Jonas: "Há alguma boa razão para você ficar desse jeito? "

5 Jonas saiu da cidade e, resmungando, se assentou a leste de Ninive. Ali ele construiu um abrigo com ramos e folhas e ainda ficou esperando para ver se ia acontecer alguma coisa à cidade.

6 Quando as folhas de seu abrigo murcharam com o calor, o Senhor fez com que uma planta crescesse bem depressa e com suas grandes folhas desse um pouco de sombra para Jonas. Isso fez com que ele se sentisse muito feliz.

7 Mas Deus também mandou umas lagartas! E na manhã seguinte, as lagartas roeram a raiz da planta, que foi murchando e acabou morrendo.

8 Então, quando o sol começou a esquentar, Deus mandou um vento muito quente, vindo do deserto: e o sol forte bateu na cabeça de Jonas, que já quase desmaiando, pediu para morrer! Ele falou, "A morte é muito melhor que isso! "

9 E Deus perguntou a Jonas: "Você tem razão de ficar tão aborrecido por causa da planta ter morrido? " "Sim", respondeu Jonas, "tenho razão de ficar aborrecido a ponto de querer morrer! "

10 Então o Senhor disse: "Você fica com pena de si mesmo porque o seu abrigo foi destruído, embora nem tenha trabalhado para consegui-lo e ele não passa de uma planta de pouca duração.

11 E por que você acha que eu não deveria sentir compaixão de uma cidade grande como Ninive, com 120 mil pessoas vivendo em completa escuridão espiritual, e todos os seus animais? "