Mateus 4 VIVA

1 Então Jesus foi depois conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para lá ser tentado por Satanás.

2 Durante quarenta dias e quarenta noites. Ele não comeu nada e ficou com muita fome.

3 Então Satanás tentou Jesus sugerindo: "Se Você conseguir transformar estas pedras em pães, provará que é o Filho de Deus", disse ele.

4 Mas Jesus respondeu: "As Escrituras nos dizem que o pão não saciará a alma dos homens; o que nós precisamos é obedecer a todas as palavras de Deus".

5 Então Satanás O levou a Jerusalém, para o telhado do templo.

6 "Salte daí", disse ele, "e prove que é o Filho de Deus; porque as Escrituras declaram: ‘Deus enviará seus anjos para impedirem que Se machuque, eles impedirão Você de despedaçar-se nas pedras lá embaixo’".

7 Jesus replicou: "Porém as Escrituras também dizem que não se deve impor ao Senhor Deus uma prova absurda".

8 A seguir, Satanás levou Jesus ao alto duma montanha muito alta e mostrou-lhe as nações do mundo e toda a glória delas.

9 "Eu lhe darei tudo isso", disse ele, "se Você apenas ajoelhar-se e me adorar".

10 "Saia daqui, Satanás", disse-lhe Jesus. "As Escrituras ordenam: 'Adore somente ao Senhor Deus. Obedeça somente a Ele'".

11 Então Satanás foi embora, e os anjos vieram e cuidaram de Jesus.

12 Quando Jesus ouviu dizer que João tinha sido preso, deixou a Judéia

13 e voltou ( para sua casa ) a Nazaré, na Galiléia; mas logo mudou-se para Cafarnaum, na margem do lago da Galiléia, perto de Zebulom e Naftali.

14 Isto cumpriu a profecia de Isaías:

15 "A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, na margem do Lago, e o território além do rio Jordão, e a Galiléia

16 - Ali, o povo que estava sentado na escuridão viu uma grande Luz; eles estavam sentados na terra da morte, e a Luz se derramou sobre eles".

17 Daí em diante, Jesus começou a pregar: "Deixem o pecado e voltem-se para Deus, porque o Reino do Céus está perto".

18 Um dia, quando estava andando ao longo da praia na margem do Lago da Galiléia, Jesus viu dois irmãos - Simão, também chamado Pedro, e André - num barco pescando com uma rede, pois eles eram pescadores por profissão.

19 Jesus gritou: "Venham comigo e Eu lhes mostrarei como pescar as almas dos homens! "

20 No mesmo instante eles deixaram suas redes e O seguiram!

21 Um pouco mais adiante na praia, Ele viu outros dois irmãos, Tiago e João, sentados num barco, com Zebedeu, o pai deles, remendando as redes; e Ele os chamou para que viessem também.

22 Os dois irmãos pararam de trabalhar na mesma hora, e, deixando o pai, seguiram Jesus.

23 Jesus viajava pela Galiléia toda, ensinando nas sinagogas dos judeus, e pregando por toda parte as Boas Novas acerca do Reino dos Céus: Ia curando toda espécie de mal e doença.

24 A notícia dos seus milagres espalhou-se até além das fronteiras da Galiléia, de tal modo que começou a vir gente para ser curada, até mesmo de regiões distantes, como a Síria. Qualquer doença ou sofrimento que fosse - se estivessem possessos de demônios, se fossem loucos ou paralíticos - Ele curava a todos.

25 Multidões enormes O seguiam aonde quer que Ele fosse - gente da Galiléia, das Dez Cidades, de Jerusalém, de toda a Judéia, e até do outro lado do rio Jordão.