Mateus 6 VIVA
1 “Cuidado! Não pratiquem suas boas obras publicamente, para serem admirados, porque então vocês perderão a recompensa do seu Pai do céu”.
2 “Quando derem uma esmola, não fiquem contando a todo mundo a respeito disso, como os hipócritas fazem - tocando trombetas nas sinagogas e nas ruas chamando atenção para os seus atos de caridade! Verdadeiramente Eu digo: Eles já receberam toda a recompensa que poderiam ter”.
3 “Mas quando vocês fizerem um favor a alguém, façam-no secretamente - não contem à sua mão esquerda aquilo que a sua mão direita está fazendo”.
4 “E o seu Pai, que conhece todos os segredos, recompensará todos vocês”.
5 “E agora, a respeito da oração. Quando orarem, não sejam como os fingidos, que oram publicamente nas esquinas das ruas e nas sinagogas, para todo mundo ver. Verdadeiramente, essa é toda a recompensa que eles poderão ter”.
6 “Mas vocês, quando orarem, retirem-se, completamente a sós, fechem a porta atrás de vocês, e orem ao seu Pai secretamente; e seu Pai, que conhece os seus segredos, recompensará vocês”.
7 “Não fiquem recitando sempre a mesma oração, como os pagãos fazem, pois pensam que as orações repetitivas é que são eficientes.
8 Lembrem-se: seu Pai sabe exatamente o que vocês precisam, até mesmo antes que vocês peçam a Ele! ”
9 “Orem desta maneira: 'Nosso Pai do céu, nós adoramos o seu santo nome’”.
10 “‘Pedimos que seu reino venha logo. Que a sua vontade seja feita aqui na terra, tal como é feita no céu’”.
11 “‘Dê-nos hoje outra vez o nosso alimento, como sempre, e’”
12 “‘perdoe-nos os nossos pecados, tal como nós temos perdoado aqueles que pecaram contra nós’”.
13 “‘Não nos ponha em tentação, mas livre-nos do Maligno. Amém! '”
14 “Seu Pai celeste perdoará a vocês se vocês perdoarem àqueles que pecam contra vocês;
15 mas se vocês se recusarem a perdoar-lhes Deus não perdoará a vocês”.
16 “E agora a respeito do jejum. Quando vocês jejuarem, deixando de alimentar-se com um propósito espiritual, não façam isso publicamente como os fingidos fazem, porque procuram parecer abatidos e desarrumados para que o povo tenha pena deles! Verdadeiramente, esta é a única recompensa que eles terão”.
17 “Mas quando você estiver jejuando, vista-se com a sua roupa mais bonita”.
18 “De tal maneira que ninguém desconfie que você está em jejum, e sim apenas o seu Pai que conhece todos os segredos. E Ele recompensará você”.
19 “Não se preocupem em acumular riquezas aqui na terra, onde tudo pode estragar-se ou ser roubado”.
20 “Guardem, sim, coisas preciosas nos céu, onde nunca perdem seu valor, e estão livres dos ladrões! ”
21 “Se as riquezas estiverem no céu, o seu coração também estará lá”.
22 “Se o seu olho for puro, haverá o brilho do sol na sua alma”.
23 “Mas se o seu olho estiver coberto de maus pensamentos e maus desejos, você está em profunda escuridão espiritual. E como essa escuridão pode ser horrível”!
24 “Vocês não podem servir a dois patrões: Deus e o dinheiro. Porque vocês odiarão um e amarão outro, ou vice versa”.
25 “Portanto, meu conselho é: Não fiquem preocupados a respeito de coisas: O que comer, o que beber e o que vestir. Porque vocês já têm a vida e o corpo - e ele são muito mais importantes do que o comer ou o que vestir”.
26 “Olhem os passarinhos! Eles não se preocupam com a comida - eles não precisam semear, colher, ou guardar comida - pois o Pai celeste de vocês os alimenta. E para Deus, vocês valem mais do que os passarinhos”.
27 “Será que com todas as preocupações juntas poderão acrescentar um único momento à vida de vocês? ”.
28 “E por que ficar preocupados com a roupa? Olhem os lírios do campo! Eles não se preocupam com isto”.
29 “Até o rei Salomão, em toda a sua glória, não se vestiu tão bem como qualquer deles”.
30 “E se Deus cuida tão maravilhosamente das flores, que hoje estão aqui e amanhã já desaparecerá, será que Ele não vai, com toda a certeza, cuidar de vocês? Vocês têm uma fé muita fraca”.
31 “Portanto não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida roupa suficientes.
32 Não sejam como os pagãos! Pois eles se orgulham dessas coisas todas, e estão muitíssimos interessados nelas. Mas o Pai celeste, que vocês têm, já sabe muito bem que vocês precisam delas”,
33 “E Ele as dará a vocês, se O colocarem no primeiro lugar de suas vidas”.
34 “Portanto não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também. Já é suficiente a preocupação de cada dia”.