Números 20 VIVA

1 O povo DE ISRAEL chegou ao deserto de Zim em Abril, e acampou em Cades, onde Miriã morreu e foi sepultada.

2 E como não havia água, o povo se reuniu contra Moisés e Arão.

3 Discutiram com Moisés e disseram: "Seria melhor que tivéssemos morrido junto com nossos irmãos que o Senhor matou!

4 Por que vocês trouxeram o povo do Senhor para este deserto? Foi para nós e os nossos animais morrermos aqui?

5 E por que nos trouxeram do Egito para este lugar ruim, que não produz cereais, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem tem água para beber? "

6 Então Moisés e Arão foram até à porta do Tabernáculo e se abaixaram até o chão, e a Glória do Senhor apareceu.

7 E o Senhor disse a Moisés',

8 "Apanhe a vara de Arão e reúna todo o povo. Então fale à rocha na frente de todo o povo para dar água. E a água que você tirar será suficiente para todo o povo e também para os animais do povo. "

9 E Moisés fez conforme a ordem do Senhor. Ele apanhou a vara que estava no Santuário.

10 E então Moisés e Arão reuniram o povo em frente da rocha e disseram, "Rebeldes, prestem atenção! Será que tiraremos água desta rocha para vocês? "

11 Então Moisés bateu duas vezes na rocha com a vara, e surgiu muita água. E todo o povo e os animais beberam desta água.

12 Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão, "Como vocês não creram em Mim e não Me santificaram diante do povo de Israel, vocês não vão levar os filhos de Israel até à terra que prometi. "

13 O nome deste lugar se chamou Meribá, que significa "Águas Rebeldes", porque o povo de Israel rebelou-se contra o Senhor, e o Senhor mostrou ao povo que Ele é Santo.

14 E enquanto Moisés estava em Cades, enviou mensageiros ao rei de Edom para dizerem: "Somos descendentes do seu irmão Israel.

15 Você conhece a nossa triste história. Nossos pais foram até o Egito e nós moramos lá muito tempo. Então os egípcios maltrataram nosso povo

16 e pedimos ajuda ao Senhor. O Senhor ouviu nosso pedido, enviou o Anjo e tirou o povo do Egito. Agora estamos em Cades, que é uma cidade na fronteira do seu país.

17 Nós queremos autorização para passar pelo seu país. Não passaremos pelas plantações, nem beberemos a água dos poços. Andaremos só pela estrada principal, até chegarmos do outro lado da fronteira.

18 Mas o rei de Edom respondeu: "Não deixarei vocês passarem pelo meu país. Se fizerem isso irei ao seu encontro com os meus homens".

19 E os mensageiros de Israel disseram ao rei: "Andaremos apenas pela estrada. Se nós e os animais bebermos a água de vocês, pagaremos o preço dela. Nós só queremos passar pelo país. "

20 Mas o rei insistiu: "Não deixarei vocês passarem. " E o rei convocou o exército para não deixar o povo de Israel cruzar a fronteira.

21 E como Edom não deixou Israel passar pelo país,

22 O povo voltou e de Cades foi para o monte Hor.

23 No monte Hor, que também fica na fronteira de Edom, o Senhor disse a Moisés e a Arão,

24 "Arão morrerá sem entrar na terra que prometi ao povo, porque vocês dois foram rebeldes quando dei minhas instruções sobre as águas de Meribá.

25 Moisés, leve Arão junto com o filho Eleazar até o monte Hor.

26 Então tire as roupas de sacerdote que Arão veste e coloque essas roupas no filho de Arão, Eleazar. Você deve fazer isto porque Arão morrerá. "

27 Moisés agiu de acordo com a vontade do Senhor. Todo o povo viu os três subindo ao monte Hor.

28 Então Moisés tirou as roupas de sacerdote que Arão vestia e colocou essas roupas em Eleazar, filho de Arão. E Arão morreu ali no alto da montanha. Moisés e Eleazar desceram,

29 e quando o povo soube da morte de Arão, todos choraram essa morte durante trinta dias.