Oséias 7 VIVA

1 GOSTARIA DE PERDOAR Israel, mas os seus pecados são grandes demais. É impossível uma pessoa viver em Samaria e não se tornar um mentiroso, ladrão ou bandido!

2 Os moradores de Samaria nem sequer imaginam que Eu os observo. As suas obras más os cercam e Eu vejo todas essas obras.

3 O rei se alegra com a maldade dos habitantes de seu país, e os príncipes riem das mentiras que eles contam.

4 Todos são adúlteros: como o forno do padeiro, que está sempre aceso - a não ser quando ele amassa o pão e deixa fermentando - assim essas pessoas estão sempre fervendo de sensualidade.

5 No dia do aniversário do rei, os príncipes o deixam bêbado; então o rei faz papel de tolo, e bebe com os que zombam dele.

6 Os corações dos príncipes são como um forno aceso, cheios de intriga. Seus planos são como brasas acesas enquanto dormem, e quando acordam, já são um incêndio violento!

7 Matam seus reis sem piedade, um atrás do outro, e ninguém me procura para pedir socorro!

8 O meu povo se mistura com os povos idólatras e adota seus maus costumes. Por isso se tornam tão inúteis quanto um pão que não foi bem assado!

9 Começaram a adorar deuses estra­nhos, e isso acabou com suas forças, mas eles não sabem disso. O cabelo de Efraim embranquecem, mas ele nem sequer percebe como está fraco e velho!

10 Seu orgulho em outros deuses condenou Israel abertamente. Apesar disso ele não se volta nem tenta procurar o seu Deus.

11 Israel é como uma pomba tola, sem juízo, que pede ajuda ao Egito e voa na direção da Assíria.

12 Mas, enquanto voa, jogarei sobre ele a minha rede e o trarei para a terra, como se faz com um passarinho qualquer. Castigarei Israel por toda a maldade que praticou, conforme minha Palavra pregada entre eles.

13 Pobre do meu povo, que Me abandonou! Todos morrerão porque pecaram contra Mim, brigaram comigo. Eu queria perdoá-los, mas seus corações são tão duros que eles não aceitam a verdade!

14 Perdem o sono e gemem de medo, mas não Me pedem ajuda. Em vez disso, adoram deuses estranhos, pedindo boas colheitas e muitas riquezas.

15 Eu ajudei e deixei todos bem fortes, mas de nada adiantou, pois se revoltaram contra mim.

16 Procuram ajuda em toda parte, porém não olham para o céu, para o Deus Altíssimo. São como um arco estragado que nunca acerta o alvo. Seus líderes serão mortos pela espada dos seus inimigos, porque foram atrevidos comigo. E lá no Egito, todos rirão deles!