Zacarias 11 VIVA
1 Abra suas portas, ó Líbano, para o julgamento que se aproxima. você será destruído como um fogo que consome as suas fronteiras.
2 Chorem ciprestes, porque os cedros foram derrubados. Os cedros mais altos e belos caíram. Chorem de medo, carvalhos de Basã, vendo os bosques cair.
3 Escutem o lamento dos líderes de Israel – esses maus pastores - porque a riqueza deles foi destruída. Ouçam os jovens leões rugindo – os príncipes estão chorando, porque o belo vale do Jordão foi destruído.
4 Então o Senhor meu Deus me disse: “Vá arranjar emprego como pastor de um rebanho que está sendo engordado para o açougue.
5 Isso mostrará como o meu povo foi comprado e morto por líderes perversos, que não foram castigados por isso. ‘Graças a Deus, fiquei rico! ’ dizem aqueles que traíram o povo – os pastores que venderam pessoas, sem qualquer piedade.
6 E Eu também não terei pena delas, diz o Senhor, e as deixarei cair nas garras de seus líderes malvados e estes as matarão. Transformarão a terra em um deserto, e Eu não protegerei o meu povo deles.
7 Então apanhei duas varas para fazer meu serviço de pastor das ovelhas de corte. E dei às varas os nomes de “Graça” e “União”. Como me haviam mandado, eu alimentei o rebanho.
8 Em apenas um mês eu me livrei dos seus três maus pastores, mas acabei perdendo a paciência com as ovelhas – essa nação – e elas me odiaram também.
9 Por isso, eu lhes disse: “Não vou mais ser seu pastor. Se quiserem morrer, morram. Se alguém as matar, não me importa. Vamos, acabem logo de umas com as outras! ”
10 Peguei a minha vara “Graça” e quebrei-a ao meio, mostrando que eu havia desfeito o meu trato de guiar e proteger as ovelhas.
11 Assim, acabou o trato. Então os que compravam e vendiam ovelhas e assistiam a tudo o que se passava, compreenderam que Deus lhes estava mostrando alguma coisa através do que eu tinha feito.
12 E eu disse aos líderes: “Se vocês acham que é justo, paguem o meu salário; mas se não quiserem pagar, não tem importância”. E assim ele me pagaram com trinta moedinhas de prata.
13 Então o Senhor me ordenou: “Coloque esse dinheiro na caixa de coletas di templo – esse preço ‘fabuloso’ em que ele avaliaram você! ” Peguei trinta moedas, fui ao templo e as coloquei na caixa de coleta.
14 Depois disso, quebrei minha outra vara, “União” para mostrar que o laço de união entre Judá e Israel tinha quebrado.
15 Foi então que o Senhor me ordenou que procurasse um novo emprego como pastor. Dessa vez eu deveria agir como pastor mau, inútil.
16 E o Senhor me disse: “Isso vai demonstrar como Eu darei a esta nação um pastor que não vai cuidar das ovelhas doentes, nem se importar com as recém-nascidas. Que não vai curar as feridas nem alimentar as ovelhas saudáveis, que não vai procurar a que se perdeu. Em vez disso, ele comerá as ovelhas gordas; vai até arrancar os cascos das ovelhas.
17 Mas esse mau pastor é um infeliz; ele abandonou o rebanho e será castigado. A espada de Deus arrancará o seu braço direito e furará o seu olho direito. Ele ficará aleijado e cego de um olho.